segunda-feira, 9 de maio de 2011

Semana Especial "30 Anos Sem o Rei"

 Robert Nesta Marley, filho de Norval Sinclair Marley e de Cedella Booker, nasceu na Jamaica a 6 de Fevereiro de 1945. Cantor, guitarrista e compositor musical, foi quem popularizou o reggae e neste momento é o rei deste género.
Seu pai militar branco do exército inglês e sua mãe (adolescente)casaram-se a 9 de Julho de 1944. No dia seguinte seu pai abandonou-os em viagem pelo exército mas apoiando sempre financeiramente. 

Com a morte de Norval, mãe e filho mudaram-se para uma favela de Kingston, onde era provocado pelos negros locais por Bob ser mulato e de baixa estatura. Teve uma juventude difícil começando a fumar cannabis aos 7 anos. Deu os seus primeiros toques na área da música com o seu amigo de infância Neville O'Riley Livingston conhecido por Bunny. As músicas eram influenciadas por Ray Charles, Curtis Mayfield e outros.

Começou a trabalhar na área da metalúrgica mas tendo um acidente teve de o abandonar. Tendo mais tempo para investir na sua música. Mais tarde com a ajuda de alguns seus amigos foi parar a uma banda chamada " Wailing Wailers". Concretizando a sua primeira música oficial, chamada de "Judge Not". Em 1963 foi feito o primeiro "single" do grupo, chamado de "Simmer Down".
Pouco tempo depois recebeu um a passagem para os EUA. Antes da viagem conhece Rita Anderson, cantora amadora, com quem se casou em 10 de Fevereiro de 1966. Passou 8 meses com a mãe retornando a Kingston, mudando o nome do grupo para "The Wailers".

O primeiro álbum só foi feito mais tarde, em 1972, chamado de "Cath a fire". Ganhou sucesso, atingindo o top americano. No dia do importante concerto em Kingston a sua casa foi invandida sendo alvejado. Mesmo ferido, subiu ao palco. Logo depois mudou-se para Londres. Onde teve no top inglês durante 56 semanas seguidas. 
Em 1978, volta para a Jamaica para o "One Love Peace Concert", quando fez que o Primeiro-Ministro e o Líder da Oposição dessem as mãos no palco. Mais tarde foi à ONU, a Nova Iorque, para receber a merecida Medalha da Paz do Terceiro Mundo".
Em 1980, lançou o disco "Uprising" e no mesmo ano foi lhe diagnosticado um cancêr num dos membros, mas por motivos religiosos não o quis amputar. Após vários tratamentos em diversos países, Bob Marley morreu em Miami, aos 36 anos de idade.

Nenhum comentário: